A chegada da internet e a disseminação das plataformas móveis entre os jovens representa um desafio crescente para a educação. O Brasil já é o quarto país do mundo em nativos digitais – terminologia usada pela ONU para classificar jovens de 15 a 24 anos que estão conectados à internet há pelo menos cinco anos. Outro dado importante: segundo o Ibope Media, 95% dos jovens brasileiros entre 15 e 33 anos com acesso à internet se consideram viciados em tecnologia.

O desafio da educação está muito além da compra de tablets para professores e alunos, pois estes serão muito provavelmente usados para navegar na internet e fazer o já conhecido “copiar e colar” de trabalhos escolares. A questão é: como aproveitar este mergulho dos jovens brasileiros na onda digital, de forma a garantir-lhes melhores oportunidades de trabalho neste mundo cada vez mais tecnológico e cibernético?

A resposta está em adicionar na grade curricular do ensino fundamental e médio disciplinas que ensinem nossos jovens a programar. Ao aprender programação, o jovem também irá desenvolver seu raciocínio lógico, sua capacidade de analisar o mundo, seus problemas e buscar soluções criativas. A arte da programação está presente em todas as áreas do conhecimento, da música à arquitetura, da engenharia à medicina. A arte da programação é a porta para o futuro de nossos jovens, que seja aberta agora!

Fonte: https://webinsider.com.br/a-arte-de-programar-e-o-futuro-de-nossos-jovens/

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *